Terceiro dia do Congresso de Formação e Estudos continua a se debruçar no formando como um tesouro que precisa de cuidado especial

Frei Bruno Henrique apresenta as informações deste terceiro dia do Congresso de Formação e Estudos, composto de momentos de assessoria a partir do ponto de vida da Igreja e da Ordem

Notícias

27.07.2022 21:57:19 | 3 minutos de leitura

Terceiro dia do Congresso de Formação e Estudos continua a se debruçar no formando como um tesouro que precisa de cuidado especial


O terceiro dia do V Congresso de Formação e Estudos, como está sendo previsto, iniciou com a Celebração Eucarística, na qual, iluminados pela liturgia do dia, refletimos sobre a preciosidade do tesouro escondido que compreende também, assim como a Boa Nova anunciada por Cristo, a Vida Religiosa Consagrada dentro da Igreja. Esse tesouro é uma riqueza incomensurável que deve ser olhada com carinho, com delicadeza, com todo um zelo. Assim também percebemos, como fruto das reflexões que nos são colocadas, os jovens que nela ingressam, pois devem receber uma atenção toda especial, uma formação humanizada e personificada, que não coloca estes mesmos jovens em formas pré-estabelecidas, mas que os compreende na sua totalidade (naquilo que trazem como dons e dificuldades, suas emoções, sua história de vida etc.).

       Diante desta perspectiva, o padre Franceleudo, que vem assessorando o encontro, apresentou diversas atitudes necessárias para uma pessoa que assume a formação que favorecem uma construção humana-afetiva-espiritual, tanto do formador, quanto do formando. Dentre essas atitudes, a empatia, a segurança de si mesmo, do não julgamento, da perseverança e do cuidado com as vidas que estão ao seu entorno tornam-se cruciais para uma convivência sadia e um amadurecimento na caminhada formativa.

       Olhando de forma mais atenta à figura do formador, que muitas vezes é confundida como um alguém que impõe seu próprio querer, foram também apresentadas pedagogias que um bom formador precisa oferecer como amor, ternura, valores que condigam com o carisma abraçado, liberdade, diálogo, dentre tantas outras. Nesta perspectiva, ainda foram oferecidos critérios para uma melhor avaliação de toda uma conjuntura.

       Seguindo a programação, pela tarde o Frei Gilmar Nascimento apresentou aos presentes um panorama acerca da relação entre a formação e a missão e tudo o quanto implica nisso. Salientou a dimensão missionária que é intrinsicamente relacionada ao carisma franciscano, assim como a minoridade que impulsiona os frades a assumirem realidades em situações periféricas, tal qual São Francisco de Assis assumiu.

       Concluindo sua fala apresentando algumas sugestões práticas para a fidelidade a esse projeto de vida inicial, abordou sobre o projeto da experiência fraterno-missionária que os frades de profissão temporária em nossa província fazem entre uma graduação e outra. Percebeu-se a importância dessa dimensão missionária na perspectiva formativa, pois contribui para que o formando não perca essa dimensão tão bem-quista para a Ordem dos Frades Menores.
Por fim, aproveitando a presença do Frei Fernando Ferrario que pertence à Província São Francisco Solano – Argentina e que está no serviço de secretário de formação e estudos da Conferência Brasil e Cone-Sul, o escutamos refletir as perspectivas atuais que envolvem a formação a partir do resultado do último Capítulo Geral e de encontros que aconteceram desde então. Dentre a sua fala, ele reforçou a necessidade de uma coerência, de uma continuidade e progressividade no caminho formativo. Ouvindo-o, vimos que as tantas interpelações que inquietam os formandos em nossa província já inquietam também os membros do Governo Geral, mostrando, desta forma, uma sensibilidade às etapas que preparam frades para viverem fielmente o Evangelho, como forma de vida que querem abraçar.

  • Terceiro dia de Congresso de Formação e Estudos
  • Terceiro dia de Congresso de Formação e Estudos
  • Terceiro dia de Congresso de Formação e Estudos
  • Terceiro dia de Congresso de Formação e Estudos
  • Terceiro dia de Congresso de Formação e Estudos
  • Terceiro dia de Congresso de Formação e Estudos
Fonte: Frei Bruno Henrique, OFM
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma