Entre os dias 10, 11 e 12 de junho, estiveram reunidos no Convento dos Franciscanos em Fortaleza, sete jovens aspirantes para mais um encontro mensal. Na ocasião O tema proposto para refletir e vivenciar esses dias foi “Santo Antônio: modelo vocacional”. O encontro deu inicio com a chegada de alguns jovens na sexta-feira e com a participação junto a comunidade da trezena, missa e momento fraterno em honra a Santo Antônio na Paróquia Nossa Senhora das Dores. No sábado iniciamos as atividades pela manhã partilhando o momento com os frades na Capela interna do Convento com lectio divina que foi seguida de café e de uma proposta de deserto a partir do bilhete de São Francisco a Antônio. Em seguida todos se encontraram para um momento de partilha e formativo iniciado com a acolhida de Frei Williams que irá caminhar juntamente com Frei Roberto Alves e Frei Francisco no SAV.
O texto do bilhete para Antônio faz parte dos diversos texto escrito por Francisco e ele diz o seguinte: “Eu, Frei Francisco, saúdo a Frei Antônio meu bispo. Gostaria muito que ensinasses aos irmãos a sagrada teologia, contanto que nesse estudo não extingam o espírito da santa oração e da devoção, segundo está escrito na regra. Passar bem.” Os aspirantes puderam partilhar suas impressões e o que chamou mais atenção no escrito. Na oportunidade Frei Roberto ressaltou que: “é interessante como Deus não muda as pessoas e sim o caminho se muda, o caminho de Antônio se muda, mas ele na essência com o dom da intelectualidade não...” e completo "Deus usa e nos chama a partir daquilo que nós somos."
A manhã foi encerrada com a oração do Ângelus e o almoço com a fraternidade. A parte da tarde foi reservada para preparar a recreação junina da noite e o ensaio dos cantos para a Missa. Todo este momento de serviços foi concluído com a oração da Coroa Franciscana. A noite 18:30 teve a participação dos jovens aspirantes na Trezena de Santo Antônio com a animação litúrgica e em seguida contamos com um recreio como tema “junino”.
A programação de domingo, dia 12, começou logo cedo, as 6:30 com a participação na Santa Missa. A manhã também contou com um momento de dinâmica intitulado "Mudando de Rota" onde os vocacionados foram dividindo em duplas e trio onde foi entregue pelo Frei Williams alguns questionamentos a serem feitos pelo os mesmos e foi dado um tempo para esta reflexão e partilha. O papel apresentava uma observação do local onde eles iriam se encontrar para a partilha e dizia a seguinte frase: “nos encontraremos onde o saber é guardado, onde homens e mulheres eternizaram-se por suas boas obras e por sua espiritualidade.” Você adivinhou onde é esse local? O local é na biblioteca do convento, e foi lá onde os jovens e os promotores vocacionais se encontraram após reflexão entre eles.
A ambientação do espaço contavam com livros, vela e canetas. A partir da partilha de cada um, uma vela era acesa e a partir de toda conversa e reflexão, Frei Williams falou que “Antônio contou com a inspiração dos protomártires para a mudança de rota, Francisco contou com as palavras do Evangelho e assim também cada um de nós temos algo que nos motiva para querer fazer a vontade de Deus.
Para concluir foi feito uma ressonância e avaliação do encontro e em seguida o Ângelus- almoço e encerramento das atividades para esse semestre. Retornando em Agosto.
Epaminondas Moura
Aspirante