Tradição e fé unidas em mais uma Festa do Senhor Santo Cristo de Ipojuca

A Festa deu início nesta quinta-feira (22) e segue até o dia 1º de janeiro convidando a refletir sobre o tema: Santo Cristo, Filho de Maria, caminho, verdade e vida.

Notícias

23.12.2022 19:37:34 | 1 minutos de leitura

Tradição e fé unidas em mais uma Festa do Senhor Santo Cristo de Ipojuca

       Localizada no Litoral Sul de Pernambuco, no município de Ipojuca, a Paróquia São Miguel celebra a Festa do Senhor Santo Cristo. Com uma das maiores romarias da região, o culto começou em 1663 quando a imagem milagrosa veio de Portugal para a cidade pernambucana. Vários são os relatos de romeiros e devotos sobre as graças alcançadas no Santuário dedicado ao Senhor, milagres estes presentes desde o início da devoção há mais de 300 anos.

       Seguindo a longa tradição e resistência na defesa da fé, de 22 de dezembro a 1º de janeiro a comunidade ipojucana juntamente com os romeiros celebram a festa dedicada a Santo Cristo que este ano tem como tema central: Santo Cristo, Filho de Maria, caminho, verdade e vida. Durante os dias festivos a programação traz a novidade da novena às 18h30 e ainda momentos religiosos e culturais demonstrando o que é cantado pelo povo pernambucano, o louvor ao imenso amor de Santo Cristo, que é maior do que o país.

       A programação de abertura começou com a procissão da bandeira saindo da residência do Sr. Josivaldo Pinheiro e da Sra. Maria Luciene, seguindo em direção ao santuário, onde aconteceu o hasteamento da bandeira e a Santa Missa de Abertura. Um número expressivo de fiéis lotou o patamar do Santuário para acompanhar a celebração que foi presidida por Monsenhor Severino da Silva, vigário episcopal, Padre Damião e os frades que compõem a fraternidade local.

       A partir da liturgia do dia, o celebrante dirigiu sua homilia à comunidade. Monsenhor Severino fez memória do início de quando ainda era adolescente e veio em romaria para o Santuário dedicado ao Santo Cristo. "Hoje com muita alegria vejo como um recado divino de que aquela primeira vez, diante de umas poucas preces de adolescente, me traria aqui novamente hoje para trabalhar nesta terra e servir junto a este povo que ama esta devoção" lembrou o padre. Monsenhor Severino lembrou ainda um tema importante na liturgia deste primeiro dia de festejo, a Oração. A partir do exemplo de Ana anunciado na primeira leitura e o de Maria no evangelho, o padre convidou aos fiéis a exercerem a oração de ação de graças que brota do coração daqueles que sabem pedir, mas também carrega a gratidão no coração.

       Ao final da homilia, o monsenhor pediu a todos ainda para diante da Festa de Santo Cristo, fazer um retorno à origem da fé e reconhecer a missão de todos os batizados na propagação da doutrina cristã para que todas as pessoas também possam assumir o discipulado na instalação do reino de Deus.

       Após a celebração Eucarística, a comunidade participou de um momento cultural com Padre Damião Silva que contou ainda com quermesses e barracas com produtos religiosos.

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: PASCOM - Paróquia São Miguel Ipojuca, PE
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma