Transmissão de inauguração do Centenário Franciscano acontece neste dia 7 de janeiro
Nos próximos anos, a Família Franciscana celebra o Centenário Franciscano com várias datas importantes para o carisma iniciado por São Francisco de Assis.
Centenário Franciscano
05.01.2023 08:32:17 | 1 minutos de leitura

Sábado, 7 de janeiro, às 11h00, em Greccio (RI), será inaugurado o Centenário Franciscano, uma jornada cheia de eventos que a Família Franciscana organizou para celebrar juntos os 800 anos da Páscoa de São Francisco e os eventos culminantes dos últimos anos de sua vida.
O Centenário está dividido em 4 Centenários divididos em 4 anos, nos quais será possível refletir e contemplar a Regra e o Natal em Greccio (1223-2023), o dom dos Estigmas (1224-2024), o Cântico das Criaturas (1225-2025) e a Páscoa de Francisco de Assis (1226-2026).
Para a ocasião, a Família Franciscana, através de uma Comissão dos Escritórios de Comunicação, criou o site oficial www.centenarifrancescani.org para divulgar reflexões, temas, documentos oficiais e notícias que darão as diretrizes para conviver com este grande evento franciscano.
Os Centenários fazem parte de um único projeto temático, que se desenvolverá de forma gradual e harmoniosa de acordo com a cronologia dos eventos celebrados.
Os temas-chave propostos para a celebração dos Centenários serão considerados a partir de múltiplas perspectivas, presentes em cada celebração, que se referem à dimensão teológica (o nosso estar em Cristo), antropológica (o nosso ser irmãos e irmãs), eclesiológica (o nosso estar em comunhão) e sociológica (o nosso estar no mundo).
A celebração dos centenários torna-se uma ocasião propícia para apoiar, como Família Franciscana, a reforma eclesial que o Papa está a levar a cabo no seu pontificado.
Além disso, a celebração dos Centenários também tem subsíudios, o objetivo e a finalidade de dirigir resolutamente o nosso olhar para o futuro e fortalecer carismaticamente a nossa identidade franciscana.
Os destinatários deste centenário são toda a Família Franciscana e todos os homens e mulheres que se sentem interpelados pela figura de Francisco de Assis, pela sua vida e pela sua obra.
Fonte: ofm.org