UCLAF realiza Assembleia Missionária em Lima, Peru
Os confrades Frei Gilmar Nascimento e Frei José Edilson Mauricio participam da Assembleia que tem como tema: "Novas formas de presença, vida e evangelização hoje na América Latina".
28.06.2023 09:55:20 | 3 minutos de leitura

Desde o dia 26 de junho está acontecendo em Lima, Peru, a Assembleia Missionária da União das Conferências Latino-americanas Franciscanas (UCLAF). Esse momento se configura como a continuidade dos últimos três congressos missionários, um dos quais aconteceu em Canindé, localizado no território da Província de Santo Antônio. O tema da Assembleia é "Novas formas de presença, vida e evangelização hoje na América Latina".
Da Província Santo Antônio estão participando os Freis Gilmar Nascimento da Silva, atualmente Secretário Provincial para as Missões e Evangelização, e o Frei José Edilson Maurício que é guardião do Convento Santo Antônio do Recife, que, apoiado pela fraternidade, atua no apoio a Casa do Pão, iniciativa da Arquidiocese de Olinda e Recife que tem a finalidade de assistir e desenvolver trabalhos junto às pessoas em vulnerabilidade social, tais como os moradores de rua.
Em entrevista concedida à Comunicação da Província, Frei Gilmar partilhou que no primeiro dia foi feito uma memória do caminho percorrido nos últimos 40 anos com destaque às novas presenças nos meios populares junto às periferias existenciais, tal como descreve o Papa Francisco. Essa memória deve ser sempre retomada como um sinal de entusiasmo e esperança. Além disso, a presença do Ministro Geral foi marcante porque ele apresentou questionamentos e desafios para a realidade dos menores, a fim de ser lançado um olhar carismático. Ao Frei César Kulkamp, Definidor Geral e referencial para a América Latina, fez uma apresentação de uma escuta das Conferências da América Latina. Outra atividade desenvolvida foi a apresentação das realidades provinciais da Conferência Brasil e Cone Sul.
Frei José Edilson também nos passou algumas informações sobre o encontro com destaque a algumas falas, a exemplo do Frei Guido Zegarra que num momento de fala provocou os presentes a responderem a questão: - o que nos motiva a sermos irmãos menores hoje? Essa provocação quer ser um ponto importante de percepção dos frades, onde eles estão e de que modo eles podem ser autênticas testemunhas do evangelho no mundo hoje. Destacando na fala do Ministro Geral, Frei Edilson disse que ele ponderou sobre a fé a fim de seja dinâmica que seja consciente e aberta ao presente e futuro. A fé, segundo ele, deve ser encarnada e geradora de esperança. Sem isso, a fé seria de ornamento, estética, ideológica e sentimentalista que nega a essência mesma do Evangelho.
A Assembleia seguirá até o dia 29 de junho.