Último episódio da série de Podcast sobre a Campanha da Fraternidade aponta o exemplo de São Francisco no combate à fome
Depois de ver a realidade da fome no Brasil, iluminar com a Palavra de Deus e traçar ações concretas no combate a este drama, o último episódio nos apresenta o exemplo de Francisco de Assis.
Notícias
02.04.2023 14:02:46 | 1 minutos de leitura

Uma das características dos podcasts produzidos pela Web Rádio Santo Antônio é apresentar traços do carisma franciscano diante dos temas refletidos. Nesta série sobre a Campanha da Fraternidade 2023 não poderia ser diferente, ainda mais quando se trata de um tema sensível ao carisma. No último episódio, lançado na última quinta (30), foi a vez de apresentar Francisco de Assis como modelo de quem inspirou e continuou a inspirar a tantos na luta contra a fome.
O podcast Ciranda Franciscana contou com a participação de Frei Vitório Mazzuco que, entre tantos serviços, é um referencial quando o assunto é o franciscanismo. Fazendo um resgate das fontes, o frade foi apresentando o que é próprio de Francisco e do carisma iniciado pelo mesmo e que nos interpela nos dias de hoje. Ao ser questionado sobre o que o Pai Seráfico tem a nos falar sobre o tema da fome, Frei Vitório lembrou que o santo foi alguém que se relacionou muito como a fome, a fome pessoal, a fome dos pobres, a fome da fraternidade, sendo um homem muito rigoroso consigo mesmo através dos jejuns, mas ao mesmo tempo cordial com seus irmãos e irmãs. Em sua primeira resposta o frade ainda apresentou o verdadeiro sentido da palavra Penitência que não tem haver com castigo, mas um exercício diário de eliminar excessos, “a gente sabe que se existe muita fome no mundo, é porque existe pessoas com excessos de ter, de dinheiro, de patrimônio e isso gera uma ruptura e exclusão de muitos” ressaltou Frei Vitório. Continuando sua reflexão, o frade lembrou-se de Santa Clara, apontando como aquela que pediu para si o privilégio da pobreza e segundo escritos estendia sua mão com prazer para os pobres, para dar aos pobres a abundância de sua casa. Outra figura ainda lembrada foi Santo Antônio que muitas vezes levou o alimento da dispensa dos Conventos para alimentar a tantos famintos.
O segundo ponto conversado com Frei Vitório foi sobre a partilha a partir do lema da Campanha da Fraternidade que diz “Dai-lhes vós mesmo de comer” e o que pode falar ao carisma franciscano. Começando uma resposta com uma história bem conhecida sobre a forma que os Jesuítas, Beneditinos e Franciscanos acolhem as pessoas em sua Casa, o frade lembrou uma palavra cara para o franciscanismo que é comensalidade, que significa trazer as pessoas para comer e beber juntos ao redor da mesma mesa. “O franciscanismo é o responsável para trazer as pessoas de volta à mesa, assim como Jesus fez com aquela multidão no evangelho da multiplicação pedindo para que todos se sentassem na relva, pois só assim se sustenta as nossas relações, afinal as pessoas tem fome de atenção.” frisou o frade que ainda lembrou que dar de comer a quem tem fome é Eucaristia e assim nos fazemos um com aqueles que precisam.
A última reflexão do frade foi acerca do Agir proposto pelo Texto Base da Campanha e que demonstra sinais de atitudes realizadas pelos franciscanos em todo o Brasil. Frei Vitório lembrou a música Comida dos Titãs lembrando que tudo tem que começar de um questionamento, tendo em vista que o agir no combate da fome está nas políticas públicas. “A fome não é uma estatística, ela é real e está presente em nosso meio. É um processo de desagregação. Houve uma ruptura, pois não somos mais prioridades para os grandes que só se preocupam com bancos e governos.” recordou Frei Vitório frisando que a nossa grande missão é voltar a valorizar a espécie humana.
O podcast contou ainda com a participação de jufristas e terceiros franciscanos que partilharam ações realizadas em suas fraternidades como um sinal esperançoso no combate a fome, lembrando ainda a inspiração destas ações em Francisco e Clara de Assis.
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil