Um dia repleto de devoção mariana conclui a Festa de Nossa Senhora das Dores em Fortaleza
A Festa que deu início no último dia 5 de setembro chegou ao final nesta quinta-feira (15) convidando os paroquianos a um compromisso paroquial missionário.
Notícias
16.09.2022 07:25:54 | 4 minutos de leitura
Em meio a tantas festas celebradas na Paróquia do Bairro Farias Brito em Fortaleza, a festividade dedicada à Nossa Senhora das Dores desponta na região que no início tinha uma forte devoção a São Sebastião. Em mais um ano de Festa, que deu início no dia 5 de setembro, os paroquianos refletiram a partir do tema, Mãe das Dores, caminhe conosco para juntos construirmos uma Igreja Missionária, o desejo de cada vez mais caminhar juntos como irmãos e irmãs.
Para celebrar este dia forte na Paróquia, uma programação repleta de atividades foi montada para proporcionar uma experiência mariana entre os fiéis. A primeira celebração do dia foi celebrada às 9h, seguida da Exposição e Adoração ao Santíssimo e a oração das 100 Ave Marias. Em cada Ave Maria, intercalada por cantos, pedidos e agradecimentos, os devotos participaram ativamente durante todo o dia.
Seguindo a programação mariana a procissão com a Imagem da padroeira da comunidade percorreu algumas ruas do território Paroquial. Com os dois primeiros anos da Pandemia da COVID 19 as procissões haviam sido dispensadas na programação e agora de volta os devotos lotaram e acompanharam de forma emocionada, demonstrando o desejo de caminhar com Maria e os irmãos na construção de uma Igreja em constante estado de Missão.
Para encerrar o dia festivo, a Celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Emérito de Limoeiro do Norte CE, Dom José Haring, OFM coroou a programação.
Dom José Haring: A dor é capaz de mudar a nossa vida.
Durante a homilia, o bispo franciscano destacou a presença forte de imagens dedicadas à Nossa Senhora das Dores nas Igrejas do Nordeste brasileiro e o quanto isso diz muito da devoção de um povo que busca nela proteção e esperança para superar as dificuldades e lembrou que a dor é capaz de mudar a vida das pessoas. “Nós seres humanos fazemos de tudo para fugir das dores, corremos nas farmácias atrás de soluções rápidas. Existem muitos remédios que ajudam a aliviar as dores, mas a nossa fé também é um caminho para alcançar a superação de tantas dificuldades”, frisou o celebrante.
Apresentando as características de muitas imagens que apresenta a Virgem Maria com o seu Filho morto nos braços, o bispo lembrou que diante destas esculturas, trazemos tantos familiares e as nossas próprias vidas, com nossas dores nos unindo à dor da Mãe de Deus. “Encontramos consolo olhando para a imagem da Mãe das Dores que ao mesmo tempo fala de uma dor profunda, mas também é sinal de abraço e consolação”.
“Maria debaixo da cruz tornou-se um sinal de que Deus está conosco em nossas dores, que Ele não nos deixa só e que Maria está ao nosso lado, pois foi Deus mesmo que a colocou ao nosso lado para diminuir ou até tirar a nossa dor. Sabemos bem que uma dor repartida é metade de uma dor tirada.” Recordou o frade franciscana frisando ainda o quanto é importante quando contamos com a ajuda de nossos irmãos e irmãs diante de nossos momentos dolorosos.
Dom José Haring lembrando a devoção das sete dores de Maria pediu ainda para que neste dia festivo, a Virgem Maria seja recordada como a cheia de dor, mas ao mesmo tempo cheia de Fé.
Ao final da celebração aconteceu ainda a coroação da Imagem de Nossa Senhora das Dores onde foi acompanhada com muita emoção pelos devotos. A programação festiva encerrou com o arreamento da Bandeira e a animação da parte social dos festejos no pátio da Igreja Matriz.


Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: PASCOM Paróquia Nossa Senhora das Dores