Via Sacra, um abraço no crucificado

Celebrada e meditada no tempo Quaresma, a Via Sacra é um dos exercícios incentivados pela Igreja para a conversão, em preparação para a Pascoa de Jesus. Acompanhe neste post onde acompanhar em nossas Casas espalhadas pela Província.

Notícias

03.03.2023 10:30:00 | 1 minutos de leitura

 Via Sacra, um abraço no crucificado

      Vários exercícios de piedade estão presentes nas programações das Paróquias e comunidades neste tempo Quaresmal. O objetivo destes momentos é contribuir com o processo de conversão e oração assumido por cada fiel na preparação para a celebração do Mistério Pascal. Através das práticas de jejum, oração e caridade o deserto interior se torna um ambiente fértil para o compromisso de uma vida nova. 

       Um dos exercícios de piedade, que ajuda na vivência destas práticas, teve início ainda no tempo das Cruzadas, entre os séculos XI e XIII, sendo realizado pelos cristãos ao longo da Via Dolorosa de Jerusalém, com a meditações nos lugares sagrados da Paixão de Cristo. Falamos aqui da Via Sacra, exercício sempre presente em nossas comunidades neste período. Segundo o Papa Francisco, esta meditação quaresmal, “nos ajuda a entender que na Cruz de Cristo, está todo o amor de Deus, está a sua imensa misericórdia. E este é um amor em que podemos confiar, em que podemos crer. Confiemos em Jesus, abandonemo-nos a Ele, porque nunca desilude ninguém! Só em Cristo morto e ressuscitado encontramos a salvação e a redenção.” (Via Sacra JMJ Rio 2013)

      A contemplação da Paixão de Cristo, estava também presente na vida de São Francisco de Assis. O hábito em forma de Cruz, a meditação da Paixão do Senhor e as experiências com o Cristo chagado, que o Santo de Assis fez em toda a sua vida, fez com que o mesmo, em 1224, recebesse em seu corpo as marcas da paixão de Cristo, e o crucificado que um dia encontrou abandonado na Igreja de São Damião e que lhe apresentara o pedido da reconstrução da igreja, estava agora impresso em sua vida e na sua carne. 

     Esta profunda contemplação de Francisco fez com que seus filhos propagassem ao longo da história esta devoção, tendo como centro o imenso amor de Deus pela humanidade. Passando ao longo do tempo, os franciscanos presentes na Terra Santa, como guardas dos lugares santos desde o século XIV, se esforçaram na propagação da Via Sacra nas Igrejas e Conventos. Nos lugares de missão, desde o final da Idade Média, os frades construíram estações que lembravam a Paixão de Cristo, fazendo com que os cristãos, a partir da contemplação, se unissem na fé ao mistério Pascal. Podemos ressaltar aqui São Leonardo de Porto Mauricio, frade menor que trazia em suas pregações o tema da Cruz, e deu um grande impulso a devoção à Via Sacra. Ele chegou a erguer 572 “Vias-Sacras”, de 1731 a 1751, inclusive uma delas no Coliseu de Roma, palco do martírio de tantos cristãos.
 
    Continuando esta devoção tão presente em nossos dias, percebemos em nossas Paróquias e Conventos franciscanos, ao longo de nosso território Provincial, várias oportunidades de também, através da oração e contemplação, amar o amor daqu’Ele que tanto nos amou. 

Separamos abaixo os horários e locais onde você pode participar e vivenciar bem este tempo quaresmal pelo exercício de contemplação da paixão de Cristo pela via-Sacra:
Paróquia Nossa Senhora das Dores, Fortaleza - CE: Todas as sextas feiras logo após a Celebração as 18h30 pelas Comunidades da Paróquia;
Convento São Boaventura, Triunfo - PE: Todas as sextas feiras às 17h na Igreja Conventual;
Paróquia São Miguel, Ipojuca - PE: Todas as quartas feiras a partir das 18h, saindo do Pátio do Convento em direção às Comunidades onde acontece as celebrações;
Paróquia São Francisco, Campina Grande - PB: Na Igreja Matriz todas as sextas feiras às 18h. Nas comunidades São Pedro e São Paulo, São José operário e Rosa Mística sempre às 19h e na Comunidade Santa Clara às 17h30 também as sextas feiras;
Paróquia Nossa Senhora do Rosário, João Pessoa - PB: Todas as sextas feiras às 19h na Igreja Matriz;
Paróquia São João Batista, Igreja Nova - AL: Todas as sextas feiras às 19h na Igreja Matriz;
Paróquia Santo Antônio, Aracaju - SE: Todas as quartas feiras com grupos e pastorais e as sextas feiras às 18h30 saindo da Igreja do Espírito Santo;
Paróquia Imaculada Conceição, Pesqueira - PE: Todas as sextas feiras às 5h saindo do Convento em direção às comunidades da Paróquia;
Convento Santo Antônio, Lagoa Seca - PB: Todas as sextas feiras iniciando em frente à Porciúncula às 16h;
Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas, Canindé - CE: Às Quartas feiras na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores às 16h. Nas sextas feiras na Basílica de São Francisco às 17h. 
Convento Santo Antônio, Recife - PE: Todas as terças feiras as 11h
Convento São Francisco, Olinda - PE: Todas as sextas feiras as 19h30 em unidade com a Vida Religiosa do Centro Histórico de Olinda pela ruas das comunidades. 

Fonte: Comunicação Provincial
Imagem: Frei Lorrane Clementino
Mais em Notícias
 

Copyright © Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Direitos reservados, acesse a política de privacidade.

X FECHAR
Cadastre-se para
conhecer o
nosso carisma