Formação franciscana inicial a serviço dos migrantes
Três irmãos franciscanos em formação inicial compartilham suas experiências a serviço dos migrantes.
Notícias
07.11.2022 10:59:08 | 4 minutos de leitura

O tema da migração está presente em nosso meio. A busca por trabalho, melhor colocação profissional e melhores condições de vida; desastres naturais e situações climáticas extremas; crises políticas e socioeconômicas; e perseguições étnicas e religiosas, deve estar por trás dos milhares de homens e mulheres que deixam seus países diariamente. A partir de todo a realidade que vivemos se faz necessário uma reflexão junto ao que embalados pela esperança vão em busca de uma vida digna.
O site do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação traz a partilha de três frades de Profissão temporária com serviços desenvolvidos com migrantes tornando vivo e atual o carisma deixado por São Francisco de Assis.
Sou Frei Flávio Lorrane Clementino de Almeida, OFM, nascido em 25 de agosto de 1993 em Triunfo, no estado de Pernambuco.. Eu pertenço à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil.
Sou voluntário no "La 72, Home – Shelter for Migrantes" desde fevereiro de 2022. Tenho a experiência de estar no dia a dia com irmãos e irmãs que caminham em busca de uma vida plena. Eu estava apoiando as necessidades básicas da casa por um mês quando cheguei e então comecei a apoiar a área de comunicação tirando fotos, fazendo vídeos e gerenciando mídias sociais. Muitos migrantes buscam informações através das redes sociais e temos a missão de informá-los também por esses meios, além de divulgar nossas atividades. Aqui, em casa, somos três frades e carregamos a missão de ser uma presença genuinamente franciscana, então tentamos ser um entre eles.
A experiência que vivi me ajudou a discernir mais sobre meu chamado à vida religiosa e franciscana. O encontro com pessoas que, apesar de não terem nada, nunca perdem a esperança, foi um impulso para dar minha vida ao serviço dos outros. Aí vêm pessoas que não têm nem um par de sapatos, enquanto eu desperdiço o melhor deles. Eu revisei minha vida e vejo que isso é supérfluo. Mudei algumas atitudes como frade e aprendi a prestar atenção à voz de Deus e à de irmãos sofredoras. Devo voltar ao Brasil como um novo Frei Lorrane: aquele que aprendeu a deixar ir e ter o essencial, aquele que aprendeu a ouvir mais e falar menos, aquele que simpatiza com a dor do outro e tenta curar a ferida, aquele que valoriza a fraternidade e a Misericórdia de Deus."
Sou Frei Martín Salmoran Vázquez, ofm, nascido em 16 de outubro de 1992 em Tuxtla Gutiérrez, Chiapas, México. Faço parte da Província Franciscana de San Felipe de Jesus de México.
Faço meu serviço no "La 72, Lar – Refúgio para Migrantes" na fraternidade de Tenosique.Tabasco, México. Neste albergue somos três frades (1 frade de votos solenes e 2 frades de votos temporários) prestando o serviço às pessoas em situação de mobilidade, o serviço que eu fornecia é para ajudar as pessoas em mobilidade através de sua passagem para o México, dando-lhes água e da mesma forma que percorremos a rota onde passam pela fronteira da Guatemala - México. Nós os auxiliamos dando-lhes informações sobre a rota, bem como levá-los para a casa da 72. Onde lhes fornecemos comida, cuidados médicos, dormitório e assistência jurídica para solicitar seu refúgio.
Essa experiência com meus irmãos migrantes me ajudou a entender que hoje nossa missão como frades franciscanos é estar com nossos irmãos em mobilidade, ouvi-los, auxiliando-os espiritual e humanamente, que como filho de São Francisco de Assis devo entender que também somos peregrinos e estranhos neste mundo, e que hoje nossa Igreja é uma Igreja extrovertida que precisa de frades que se comprometem a servir de nossos irmãos. Da mesma forma, me ajudou a ser mais humano e a me comprometer com a Ordem neste trabalho humanitário que fazemos como franciscanos. Essa experiência marcou minha vida, minha vocação e meu senso de pertencimento à Ordem. "Vamos começar, irmãos, a servir o Senhor porque até agora fizemos pouco ou nada." (São Francisco)."
Sou Frei Pietro Guardati, OFM, nascida em 25/05/1996 em Roma. Eu pertenço à Província de San Buenaventura Abruzzo-Lazio (Itália).
O projeto em que trabalho se chama Migrantes no Trabalho. É promovido pelo Missionário Voluntário Cristo Ressuscitado APS, em colaboração com o Centro juvenil do Sagrado Coração, localizado na cidade de Roma.
O projeto iniciado em 2019, é voltado para jovens migrantes, refugiados e requerentes de asilo, entre 18 e 30 anos, que desejam embarcar em um caminho de crescimento pessoal e desenvolvimento de seu potencial, a fim de promover sua autonomia e integração ao mundo do trabalho.
É oferecido um curso dividido em duas partes: o primeiro consiste em uma oficina de motivação em que meninos e meninas estão pessoalmente envolvidos com seus sonhos, expectativas e habilidades; enquanto a segunda parte consiste em orientação sobre o mundo do trabalho na Itália e seu funcionamento. Ao final do curso, com o devido acompanhamento, nossos beneficiários são enviados para o mundo do trabalho, participando de um estágio de formação ou buscando ser colocados como funcionários.
Do Testamento de São Francisco [FF 110]
«... quando eu estava em pecado, parecia muito amargo para ver os leprosos, e o próprio Senhor me levou entre eles e eu tive pena deles. E quando me afastei deles, o que me pareceu amargo foi transformado em doçura de alma e corpo."
A experiência que vivo entre os migrantes é uma forma de expressar minha identidade profissional como frade menor. De um passado de exclusão e discriminação a um presente no qual o Senhor trabalha uma conversão em meu coração para poder estar entre eles como um irmão mais novo e "com eles para construir um futuro que responda ao plano de Deus sem excluir ninguém" (Mensagem do Papa Francisco para o 108º Dia Mundial dos Migrantes). Essa experiência me move para receber o que é diferente e sair de mim mesmo, recebendo o sempre novo dom da vocação, um chamado para dar as mesmas boas-vindas ternas e misericordiosas de Deus."
[CLIQUE AQUI] Saiba mais sobre o Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação
O tema da migração está presente em nosso meio. A busca por trabalho, melhor colocação profissional e melhores condições de vida; desastres naturais e situações climáticas extremas; crises políticas e socioeconômicas; e perseguições étnicas e religiosas, deve estar por trás dos milhares de homens e mulheres que deixam seus países diariamente. A partir de todo a realidade que vivemos se faz necessário uma reflexão junto ao que embalados pela esperança vão em busca de uma vida digna.
O site do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação traz a partilha de três frades de Profissão temporária com serviços desenvolvidos com migrantes tornando vivo e atual o carisma deixado por São Francisco de Assis.



Do Testamento de São Francisco [FF 110]
«... quando eu estava em pecado, parecia muito amargo para ver os leprosos, e o próprio Senhor me levou entre eles e eu tive pena deles. E quando me afastei deles, o que me pareceu amargo foi transformado em doçura de alma e corpo."
Fonte: ofmjpic.org