Graças à vossa ajuda, também nós poderemos continuar a cuidar desta Terra Santa e dos seus filhos
Frei Francesco Patton, Custódio da Terra Santa, envia mensagem para a Coleta da Sexta-Feira Santa em prol dos Lugares Santos.
Notícias
06.04.2023 11:00:00 | 3 minutos de leitura

Tradicionalmente nas Funções da Paixão do Senhor, que ocorre na Sexta feira Santa, os fiéis católicos são chamados a contribuir com os trabalhos realizados na Terra Santa. A “Collecta pro Locis Sanctis” é a principal fonte de rendimento dos trabalhos na terra de Jesus, confiada aos Franciscanos há mais de 800 anos.
A contribuição dos cristãos de todo o mundo ajuda na missão dos franciscanos no lugar que mantem orfanatos, Escolas, Santuários, casas para enfermos, Conventos e outros espaços que conservam a história e a espiritualidade cristã na terra em que pisou Jesus.
Esta coleta convidar a uma comunhão universal de todos os cristãos com os lugares santos que segundo Frei Francisco Patton, Custódio da Terra Santa em mensagem enviada por ocasião da Coleta deste ano, “É nosso dever dar a todos a oportunidade de ver e tocar os lugares onde Jesus viveu, morreu e ressuscitou por nós. São os lugares que nos recordam que é verdade o que os Apóstolos nos anunciaram e o que a Igreja nos transmitiu ao longo dos séculos para dar sentido e plenitude à nossa vida.”.
Leia a mensagem na íntegra:
Dentro de poucos dias celebraremos a Páscoa junto aos nossos cristãos da Terra Santa e aos peregrinos vindos de todo o mundo. Aqui, em Jerusalém, o Senhor morreu e ressuscitou por nós. É diante do seu túmulo vazio que sentimos fortalecer a nossa fé e renovar a nossa esperança.
O nosso principal compromisso como frades menores da Custódia da Terra Santa, é cuidar das pedras abençoadas e santas, que são os santuários e ao mesmo tempo, cuidar das “pedras vivas”, que são os cristãos locais e os peregrinos.
É nosso dever dar a todos a oportunidade de ver e tocar os lugares onde Jesus viveu, morreu e ressuscitou por nós. São os lugares que nos recordam que é verdade o que os Apóstolos nos anunciaram e o que a Igreja nos transmitiu ao longo dos séculos para dar sentido e plenitude à nossa vida.
Tornar os santuários mais acolhedores, realizar atividades pastorais e sociais é um serviço que fazemos com o coração e em nome de toda a Igreja. Estamos também a serviço de uma Igreja ferida por tantos anos de conflitos e guerras e agora também pela devastação do terremoto.
Certamente que tudo isto tem um custo e grande parte desse custo, é coberto anualmente pela Coleta da Sexta-Feira Santa e pela generosidade dos fiéis de todo o mundo, pela vossa generosidade. Nessa ocasião, nós frades da Custódia da Terra Santa nos fazemos mendicantes e recorremos à vossa generosidade, para que a Sexta-Feira Santa seja um dia de solidariedade universal, um dia em que os cristãos de todo o mundo abracem concretamente a Igreja mãe de Jerusalém.
Por favor, abra o vosso coração à generosidade e as vossas mãos à solidariedade. Graças à tua ajuda, também nós poderemos continuar cuidando desta Terra Santa e de seus filhos.
[CLIQUE AQUI] Saiba mais sobre o Comissariado da Terra Santa
Fonte: Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil e ofm.org
Imagem: Vatican News